logo RCN
Facebook
YouTube
Instagram
WhatsApp

RCN IMPRESSA

Santa Catarina está em situação de emergência em saúde 3ur3l

10/06/2022 10:31

' Mauricio Vieira/ Secom' : ' '

Fernanda Kleinebing | Agência Adjori/SC de Jornalismo k6h6q
2j335h

O governo do Estado de Santa Catarina decretou estado de emergência em saúde por 90 dias. O decreto, publicado na sexta-feira (3), ocorre, principalmente, por conta da superlotação das unidades de terapia intensiva (UTIs) causada pelo significativo aumento de casos de síndrome respiratória. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), serão abertos 92 leitos nos próximos 60 dias.

O investimento para combater a crise e abrir novos leitos pode chegar a R$ 40 milhões. Com o decreto, a SES estabeleceu duas portarias para auxiliar os municípios na ampliação do atendimento da Atenção Básica à população. Os rees serão realizados de forma única e proporcional, de acordo com o número de habitantes de cada município.

Superlotação das UTIs

O de leitos de UTI do SUS atualizado pela SES no dia cinco de junho indicava uma lotação de 97,90%. Isso quer dizer que, dos 1.050 leitos ativos, apenas 22 estavam disponíveis. Nas regiões Grande Oeste, Foz do Vale do Itajaí, Meio-Oeste e Serra Catarinense, todos os leitos estavam ocupados. Nas UTIs pediátricas, o cenário é ainda mais preocupante, pois os leitos estão 100% ocupados em todas as regiões.

A doutora em saúde coletiva e membro do Observatório Covid-19 BR, Alexandra Boing, explica que grande parte das internações se deve a vírus respiratórios. Entretanto, alerta para o aumento dos casos de Covid-19. De acordo com dados do Núcleo de Estudos de Economia Catarinense da Universidade Federal de Santa Catarina (Necat/Ufsc), em um mês, Santa Catarina registrou 17.114 novos casos de coronavírus, o que representa um crescimento de 127%.

"Sem as medidas de proteção a situação tende a se agravar. É importante destacar que as medidas de proteção continuam sendo as mesmas e funcionam para todos os vírus respiratórios. Essas medidas são tanto individuais quanto coletivas e devem ser estimuladas pelo poder público", destaca Alexandra. Entre as medidas estão o uso de máscara de proteção em ambientes fechados, ampliação da testagem, entre outros.




mais sobre: 5o3b27

Deixe uma resposta 3y4w4d

publicidade

Notícias Do Momento 6v3t1g

Lages sediará a 2ª estapa do circuito Scherer 2025 592963

Inter de Lages cria SAF e dá primeiro o em projeto de reorganização 2q5z1y

Justiça complica futuro do Inter de Lages: 41 intimações afastam apoio financeiro e tiram clube da disputa da Série B 445c1r

Gabriel Nerbass, aluno do Colégio Santa Rosa, é ouro nos 200 metros nado de costas no Mundial Estudantil na Sérvia 32299